Artigo: Carta aos novos governantes

Passado o período das eleições que definiram os novos gestores do Estado e do País, além dos representantes nos legislativos estadual e federal, cabe nos manifestar e reforçar as ideias do setor do varejo. É fundamental que após um dos pleitos mais acirrados dos últimos 30 anos, se faça uma construção com base no diálogo, respeito e em prol do bem comum.

Na condição de presidente da CDL Santa Cruz e membro da diretoria executiva da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, venho me manifestar como representante de mais de 400 associados do varejo local trazendo uma reflexão a respeito dos anseios da classe de empresários do varejo.

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) reafirmou seu compromisso como Manifesto do Varejo, um documento que elenca as pautas prioritárias do setor entre 2023 a 2026. Pela importância do setor que representa, é preciso firmar compromissos com os gestores públicos eleitos sobre os temas prioritários do varejo.
O documento expressa as principais demandas de milhões de empresários que acreditam no empreendedorismo como fator de geração de emprego e renda para a sociedade, e que esperam do Poder Público ações efetivas para a melhoria do ambiente de negócios no país.

São oito pontos que interessam ao setor varejista: a reformulação e simplificação do sistema tributário; modernização das relações de trabalho; crédito e financiamento para os setores de comércio e serviços; apoio à inovação no varejo; aprimoramento dos processos e ações relacionadas à ESG; segurança pública e comércio ilegal; incremento da infraestrutra e logística; digitalização e desburocratização do Estado.

Sobretudo, buscamos ainda a promoção do desenvolvimento do varejo; defendemos a liberdade econômica; buscamos apoio a quem quer empreender; a geração de emprego e renda; a educação de qualidade; e a liberdade e respeito para todos.

Defender essas bandeiras e cobrar os eleitos é nossa obrigação como entidade representativa, dando voz aos nossos associados através da união, palavra-chave nesse momento. A desordem e a desunião de pessoas e instituições nada agregará. É hora de arregaçarmos as mangas construirmos juntos o ambiente que favoreça o empreendedorismo no Brasil, para nossos associados e nossas empresas.

São pontos convergentes com o que a sociedade, que recém está saindo de dois anos de pandemia e de uma crise mundial que nos afeta no dia-a-dia, clama. É preciso um olhar do Executivo e Legislativo para que esses anseios possam estar em pauta em todos os debates daqui para frente, a fim de que se evolua e possa possibilitar um desenvolvimento enquanto sociedade.

Que os novos gestores olhem para o varejo como um aliado que sustenta grande parte deste País.

Ricardo Fernando Bartz

Presidente da CDL Santa Cruz