Ano de 2023 começa com um saldo positivo de 10.073 vagas formais no Rio Grande do Sul

Setor do comércio registrou saldo negativo de criação de vagas em janeiro

Emprego

A boa notícia é que os números de empregabilidade no Rio Grande do Sul começaram o ano de forma positiva, porém para o varejo, o indicador não foi favorável. A análise da Federação Varejista do Rio Grande do Sul baseada em dados do CAGED mostra que em janeiro de 2023, o estado do Rio Grande do Sul registrou a criação de 10.073 vagas formais de trabalho. Esse saldo é obtido pela diferença entre o número de admissões e o número de demissões ocorridas no mês.

O setor agropecuário foi o que mais contribuiu para o saldo positivo de criação de vagas (6.120) no estado. Em seguida, aparece a Indústria, com a criação de 3.446 vagas formais. Já o setor do comércio apresentou um saldo de criação de vagas negativo.

“Isso significa que, em janeiro de 2023, o setor efetuou mais demissões (31.215) do que admissões (27.716). O mesmo padrão foi observado nos dados nacionais do comércio e uma explicação está no encerramento das contratações temporárias feitas pelo setor”, afirma o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.

Já a apuração dos dados do IBGE mostram que a taxa de desemprego no Rio Grande do Sul recuou para 4,6% no 4º trimestre de 2022; força de trabalho segue próxima da observada antes da pandemia. A força de trabalho do estado chegou a 6,24 milhões, permanecendo próxima dos patamares vistos antes da pandemia. A força de trabalho é composta pelas pessoas que estão em alguma ocupação profissional e pelas pessoas que estão desempregadas, isto é, sem ocupação, mas à procura de uma vaga de emprego.