Façamos o 2023 ser um ano especial para todos

Mais de uma vez citei que o empresário do setor do varejo é um otimista por natureza. Ele abre seu empreendimento pela manhã, acreditando que o novo dia será melhor do que o anterior, vendendo mais.

Enquanto representantes do setor, mantemos este otimismo no mercado de Santa Cruz do Sul e do Vale do Rio Pardo pelos números que se apresentaram no fim de 2022. Afinal, o Departamento de Economia e Estatística (DEE) atualizou os dados do Produto Interno Bruto (PIB) a preços recorrentes e Santa Cruz teve um crescimento no ranking do Estado. O município ingressou entre as cinco maiores economias do Rio Grande do Sul, conforme dados apurados de 2020, primeiro ano de pandemia, estando atrás apenas de Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas e Gravataí.

Viramos uma referência econômica, atraindo o olhar de empresas de todo o País. Isto só se explica pela pujança econômica de Santa Cruz do Sul. Pelos dados divulgados pelo DEE, em 2020 nosso PIB a preços recorrentes somou R$ 10,4 bilhões. Outro dado é que de 2010 para cá nosso PIB aumentou de R$ 4,1 bi para os atuais R$ 10,4 bi, ou seja, mais do que dobrou em dez anos. Outro número que chama atenção é o PIB per capita, que saltou de R$ 35.309,00 em 2010 para R$ 79.888,73 em 2020.

Uma parte da explicação disso vem da nossa indústria de beneficiamento de tabaco. Afinal, grande parte da renda de Santa Cruz do Sul é oriunda do agronegócio, originária dos municípios da região Sul. Uma vez beneficiado, o tabaco é exportado e o faturamento do dinheiro acaba beneficiando toda a cadeia, respingando no nosso comércio local.

Os números acima explicam, em parte, como nossa economia sente menos os impactos das crises financeiras que instalam no País e no mundo. Afinal, temos recursos – e dinheiro novo, que geralmente vem de fora do País, pois são dólares convertidos em reais – que são injetados ano a ano na economia. Esses recursos acabam circulando em todos os setores e, em grande parte, no nosso comércio local.

Enquanto que o cenário de projeções que vêm do Exterior não é dos mais animadores, é preciso confiar na força da nossa economia local. Que nossas empresas do varejo estejam preparadas para atender aos anseios do nosso consumidor, fazendo prosperar cada vez mais nosso comércio. Façamos o ano de 2023 ser especial para todos nós!

Ricardo Fernando Bartz

Presidente da CDL Santa Cruz