Datas festivas projetam melhora no volume de vendas do varejo gaúcho

Números são apontados no Panorama do Comércio, desenvolvido pela Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul

Apesar do recuo mais recente das vendas, os comerciantes gaúchos estão otimistas, sobretudo quando respondem sobre as expectativas para os próximos meses. É o que mostra o Indicador de Confiança do Comércio, apurado pela Fecomércio RS. Para 84%, a expectativa é de que o desempenho do setor deverá melhorar nos próximos meses.

Esse sentimento reflete a chegada das datas comemorativas. Além disso, reflete outras boas notícias, como a recuperação do mercado de trabalho. Dados do CAGED mostram que mais de 7,5 mil vagas formais foram criadas no estado, sendo que 1,8 mil foram criadas no comércio. Já os dados do Banco Central mostram que o saldo de crédito destinado a consumidores e empresas através de empréstimos e financiamentos também segue crescendo.

“O momento atual autoriza alguma dose de otimismo, mas sem desconsiderar que ainda há incertezas no horizonte. Por um lado, os números de desemprego estão se distanciando dos patamares observados na pandemia, as perspectivas de crescimento do PIB estão sendo revistas para cima e a inflação caiu pelo segundo mês seguido; por outro, ainda é difícil prever os rumos da política econômica a partir de 2023”, afirma o presidente da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.

As sondagens de confiança são um importante indicador antecedente da economia, pois permitem antecipar o desempenho de algumas variáveis. Quanto maior for o nível de confiança, maior será a propensão ao consumo e, no caso dos empresários, ao investimento.

O Indicador de Confiança do Empresários do Comércio do Rio Grande do Sul, apurado pela Fecomércio RS, alcançou 118 pontos em agosto de 2022. Apesar do recuo observado na comparação com julho, o número ainda permanece acima dos 100 pontos, indicando que o otimismo prevalece entre os empresários do comércio do estado. Analisando os detalhes doindicador, constatase que as expectativas ficaram acima dos demais componentes da confiança. A sondagem também permite constatar que 84% esperam que o desempenho do comércio melhore nos próximos meses.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Assessoria da Federação Varejista RS