Comércio intensifica preparativos para o Dia das Mães

Ele é considerado pelos lojistas como a principal data do primeiro semestre e a segunda melhor em faturamento do ano

Santa Cruz do Sul – A principal data do primeiro semestre para o setor varejista desperta a expectativa de boas vendas no comércio. O período que antecede ao Dia das Mães sempre é muito aguardado por todos os lojistas, independente de segmento. Também é a data que a CDL Santa Cruz definiu para a primeira ação da Campanha CDL Presente Com Você.

Este ano serão três sorteios – Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal – onde serão distribuídos mais de 60 mil em prêmios (no último, no Natal, o principal, uma moto zero quilômetro). O primeiro sorteio, alusivo ao Dia das Mães, ocorre no dia 19, na Casa da CDL, às 17h, quando serão sorteados dez cupons, com vale-compras entre R$ 150,00 e R$ 5 mil. A promoção tem o patrocínio da Afubra, Valecross e Sicredi. Neste sábado, às 9h30, ocorre uma carreata de lançamento da campanha pelas principais ruas do centro.

O presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, observa que a campanha visa fomentar o consumo no comércio local. “A expectativa do varejo para este Dia das Mães é muito boa. Mesmo com o poder de compra do consumidor menor, é difícil de deixar de adquirir algum presente para a mãe. Assim, os lojistas estão prevendo um aumento no movimento nas lojas nesta última semana”, destaca.

Ricardo observa ainda que o clima vem prejudicando as operações do varejo de vestuário. “Acredito que esta realidade deva mudar nos próximos dias aquecendo as vendas para o Dia das Mães. Existem anos em que o clima demora um pouco mais para se refrescar e este ano, devido à estiagem que se prolongou, o frio também demorou um pouco mais para chegar e alavancar as vendas de roupas”, citou. Bartz reforçou que o comércio já está com seus estoques reforçados com artigos de roupas e calçados.

O diretor da Joalheria Lenz, Maurel Lenz, destaca que o comércio está bem preparado para o Dia das Mães. “Temos excelentes opções de compras nas lojas e, especificamente no nosso setor, oferecemos além da qualidade de bons produtos, boas opções de parcelamento”, cita. Jóias, relógios, bombas de chimarrão ou até bolsas, são ótimas opções de presentes para as mães.

Presentes

Levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revela que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período. A expectativa é de que aproximadamente 128,7 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 33,2 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

As principais presenteadas serão as mães (78%), a esposa (18%) e a sogra (16%). O levantamento aponta que 23% dos consumidores devem gastar entre R$ 101 a R$ 200 com os presentes, enquanto 22% mais de R$ 400. Em média, os consumidores pretendem comprar 2 presentes na data, com um ticket médio de R$ 258 considerando todos os gastos.

Entre aqueles que pretendem comprar presentes, 59% acreditam que as mães merecem o presente por seu carinho e esforço, 19% consideram que presentear é um gesto importante e 19% têm o costume de presentear as pessoas que gostam.

Em relação aos gastos, 28% pretendem gastar o mesmo valor este ano quando comparado a 2022, enquanto 38% esperam gastar mais, sendo os principais motivos: comprar um presente melhor (44%); os produtos que querem comprar estão mais caros (40%); e vão comprar mais presentes (23%).

Por outro lado, 23% têm intenção de gastar menos, devido as razões: economizar dinheiro (30%), orçamento apertado (21%) e piora do cenário econômico em relação a 2022 (20%).  “O Dia das Mães é considerado o Natal do primeiro semestre, por isso o varejo aguarda com muita expectativa a movimentação no comércio. Sabemos do momento delicado economicamente das famílias, com a renda baixa e os juros altos. É o momento de as lojas investirem em promoções e opções de presentes mais baratos. O consumidor está atento aos preços, mas não deverá deixar passar a data em branco”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Líderes de venda

A pesquisa revela ainda que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios (46%), perfumes (42%), cosméticos (23%) e chocolates (23%). Entre os entrevistados, 47% planejam comemorar na casa da mãe, 26% em sua própria casa e 7% vão almoçar fora.

As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores: 72% afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes presencialmente, sobretudo nos shopping centers (31%) e em lojas de rua (18%).

A internet aparece como local de compra de 40% dos consumidores, principalmente nos sites e lojas virtuais (36%). Considerando os que pretendem fazer compras em sites/lojas online, os mais citados são os sites de varejistas nacionais (57%), varejistas internacionais (51%) e sites de lojas de roupas (35%).

Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço (57%) – um aumento de 14 pontos percentuais em relação a 2022 –, a qualidade dos produtos (41%) e as promoções e descontos (37%).

“Apesar dos últimos anos terem significado uma verdadeira revolução no comércio eletrônico, o brasileiro ainda valoriza muito a compra presencial, a experiência de ir à loja e escolher o produto. O comércio deve sim investir no atendimento online, mas o atendimento físico se mantém muito forte no país”, destaca Costa.

CDL Presente Com Você

Dia das Mães