Comércio prevê abertura de vagas temporárias com a chegada do final de ano

Faltando três meses para as comemorações de fim de ano, os setores varejista e de serviços já vêm se preparando para o principal período de vendas com a contratação de novos profissionais

De acordo com levantamento realizado em todas as regiões do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o SEBRAE, aproximadamente 95 mil vagas serão abertas no país até dezembro.

“Apesar do dado ser positivo, ficou abaixo do registrado na pesquisa de 2021 (105.723 vagas), quando havia um otimismo relacionado à atenuação da pandemia e o retorno à uma normalidade depois de dois anos fora do contexto causado pelo fechamento dos estabelecimento”, afirmou o presidente da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.

Os principais motivos entre os que não contratarão são: não acreditam que haverá um aumento significativo da demanda que justifique as contratações (35%), não possuem verba suficiente para contratações (25%) e os encargos trabalhistas serem muito altos (19%).

Já entre os empresários que pretendem contratar funcionários, 77% afirmam querer suprir a demanda que normalmente aumenta nesse período.

Apesar da redução no número de vagas que devem ser criadas, a pesquisa aponta que 87% dos empresários não fizeram demissões nos últimos 3 meses, isto é 10 pontos percentuais acima do registrado em 2021. De acordo com o levantamento, 69% dos entrevistados afirmam que pretendem manter o número de funcionários para o 2º semestre, enquanto 16% pretendem aumentar o quadro de colaboradores. 26% dos empresários afirmam que já contrataram ou pretendem contratar funcionários para o final de ano.

Considerando os empresários que já contrataram ou irão contratar funcionários para o fim do ano, a pesquisa mostra que pouco mais da metade (55%) pretende contratar mão de obra temporária e 32% pretendem fazer contratações por tempo indeterminado. Entre as empresas que farão contratações temporárias, 78% farão contratações neste formato com duração de até 3 meses. A média de funcionários contratados temporariamente será de 1,5.

Considerando a forma da contratação, 49% afirmam que fará contratações informais e 48% farão contratações com registro. Apenas 14% farão contratações de terceirizados.

Metodologia:

Público-alvo: Proprietários ou responsáveis pela gestão de empresas de todos os portes dos setores de comércio varejista e serviços, situadas nos 27 estados brasileiros.

Método de coleta: CATI/telefone.

Tamanho amostral da Pesquisa: 770 casos, gerando uma margem de erro no geral de 3,5 p. p. para uma confiança a 95%.

Data de coleta dos dados: 10 de agosto a 02 de setembro de 2022.