Comércio gaúcho projeta que consumidores invistam quase 30% a mais em presentes para o Dia das Crianças

Roupas e calçados estão entre os itens mais buscados

Na avaliação da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul a data representa a última festa comemorativa antes do Natal e, por isso, dá ao mercado de consumo as primeiras impressões de como será o desempenho das vendas no final do ano. Até o momento, o cenário é de otimismo.

O Dia das Crianças de 2022 deve movimentar R$ 13,68 bilhões no comércio (o valor estimado é maior do que o ano passado, que foi de 10,93 bilhões). É o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais. De acordo com o levantamento, 73% dos consumidores brasileiros devem ir às compras para presentear as crianças.

Segundo dados apurados pela pesquisa, em média, os consumidores pretendem comprar 2,2 presentes e gastar cerca de R$241,60 na compra (com aumento de R$ 42 em relação a 2021. De acordo com o levantamento, entre os entrevistados que vão comprar presentes, mais de um terço (44%) pretende gastar o mesmo valor que no ano passado e 17% têm a intenção de gastar menos. Já 29% pretendem gastar mais do que no Dia das Crianças de 2021.

“Estamos vendo a confiança do empreendedor em alta e o varejo de uma forma geral, independente da região, tem se fortalecido. O Dia das Crianças é uma data importante não só para o comércio, mas para toda a parte de serviços. Como há uma entrada de estação, o setor de vestuário e o segmento calçadista também estão aquecendo”, afirmou o presidente da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.

A maioria pagará os produtos à vista (79%) e 43% planejam pagar parcelado. As principais formas de pagamento serão: cartão de crédito parcelado (39%), PIX (35%), cartão de débito (34%) e dinheiro (34%). Entre os que irão parcelar o pagamento das compras, o número médio de parcelas será de 3,8 prestações.

Presentes mais procurados

Roupas e/ou calçados (44%);

Bonecas/bonecos (40%);

Jogos de tabuleiro/educativos (28%);

Avião/carrinho de brinquedo (20%).

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Colaboração: Assessoria de Comunicação CDNL