Carta aos nossos candidatos
Entramos numa das semanas mais importantes dos últimos anos. No próximo domingo, dia 2, vão se definir os novos representantes no Estado e na União e é preciso uma análise muito profunda para que não façamos escolhas equivocadas. Faz parte da democracia a pluralidade de idéias e opiniões e cabe a cada um de nós fazer a melhor escolha.
Enquanto presidente da CDL Santa Cruz do Sul, que representa quase 400 associados na região, e membro da diretoria executiva da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, quero fazer uma reflexão a respeito dos anseios da classe de empresários do varejo.
Em recente divulgação da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) foi reafirmado o compromisso das entidades na elaboração do Manifesto do Varejo, um documento que elenca as pautas prioritárias do setor entre 2023 a 2026. Pela importância do setor que representa, é preciso firmar compromissos com os candidatos sobre os temas prioritários do varejo – sejam eles postulantes às Assembleias Legislativas, à Câmara dos Deputados ou ao Senado Federal.
Da mesma forma, é preciso apresentar e dialogar sobre as demandas empresariais com candidatos a governador e a presidente da República. Esse é o propósito da nossa carta de compromisso, documento que expressa as principais demandas de milhões de empresários que acreditam no empreendedorismo como fator de geração de emprego e renda para a sociedade, e que esperam do poder público ações efetivas para a melhoria do ambiente de negócios no país.
São oito pontos que interessam ao setor varejista: a reformulação e simplificação do sistema tributário; modernização das relações de trabalho; crédito e financiamento para os setores de comércio e serviços; apoio à inovação no varejo; aprimoramento dos processos e ações relacionadas a ESG; segurança pública e comércio ilegal; incremento da infraestrutra e logística; digitalização e desburocratização do Estado.
Estes pontos convergem com um levantamento entre os associados da CDL Santa Cruz, que entendem que é preciso a defesa incondicional da liberdade econômica e da livre iniciativa; o encaminhamento de emendas parlamentares que beneficiem as instituições locais; o fortalecimento do comércio e desenvolvimento econômico local; o apoio às autoridades locais visando à obtenção de recursos para investimentos em mobilidade urbana e infraestrutura; na segurança pública, ações que ampliem a mobilização à entidades comunitárias e empresariais objetivando o envolvimento e comprometimento de órgãos estaduais e federais responsáveis pela área; ações que ampliem o acesso ao conhecimento e à educação; mobilização para que a reforma tributária efetivamente seja concretizada, resultando a redução da carta tributária, inclusive na ampliação do valor do limite e sublimite quanto ao Simples Nacional; o incentivo ao comércio e ao empreendedorismo através de linhas de crédito que disponibilizem financiamentos; a ampliação da reforma trabalhista ocorrida no ano de 2017 com a redução dos encargos na contratação de mão-de-obra; o apoio e projetos que visem a inovação; ações que fomentem o turismo no Rio Grande do Sul através da qualificação dos prestadores de serviços; redução e qualificação dos gastos públicos; e ajustes na legislação e segurança que combatam a entrada ilegal de produtos no País para que seja evitada a concorrência desleal e a evasão de tributos.
São pontos convergentes com o que a sociedade, que recém está saindo de dois anos de pandemia e de uma crise mundial que nos afeta no dia-a-dia, clama. É preciso um olhar do Executivo e Legislativo para que esses anseios possam estar em pauta em todos os debates daqui para frente, a fim de que se evolua e possa possibilitar um desenvolvimento enquanto sociedade.
Uma boa escolha a todos os eleitores!
Ricardo Fernando Bartz
Presidente da CDL Santa Cruz
Diretor de Expansão e Crescimento da Federação Varejista do Rio Grande do Sul
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!