CDL Santa Cruz encaminha demandas aos candidatos a Prefeitura

 

SANTA CRUZ DO SUL, RS – 25.06.2015: SANTA CRUZ DO SUL, A CIDADE MAIS CHARMOSA DO CALENDÁRIO DA STOCK CAR – Todo o charme e tranquilidade do centro de Santa Cruz do Sul. (Foto: Duda Bairros/Vicar)

A CDL Santa Cruz está encaminhando através de ofícios as propostas colhidas pela entidade entre os associados do comércio, varejo e serviços, para o futuro prefeito (a) que assumirá em 1º de janeiro de 2025.

O presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, destaca que o documento foi elaborado a partir da escutar as demandas dos associados e lojistas. “A CDL tem em seu quadro de associados centenas de empresas que contribuem ativamente com a engrenagem econômica do município, através da arrecadação pontual de impostos e geração de empregos e renda e nada mais justo que apresentarmos algumas demandas sugeridas pelo setor, para que possam contribuir com o desenvolvimento e crescimento do comércio de Santa Cruz do Sul”, observou.

Bartz destaca que a os lojistas acreditam que a busca de alternativas inteligentes e inovadoras devem ser construídas democraticamente, com a participação ativa de todas as lideranças (governamentais, empresariais e civis). “Solicitamos aos candidatos que as demandas fossem incluídas nos respectivos planos de Governo para que sejam colocadas em prática durante as gestões”, apontou.

O documento é composto por  demandas para melhoria no ambiente de negócios para o comércio de Santa Cruz do Sul, a geração de emprego e renda, desenvolvimento do comércio e do turismo com a atração de novos olhares, além de contribuir para o desenvolvimento do município.

“Não existe nenhum pedido incomum, são pequenas contribuições que certamente farão com que a cidade possa melhorar seu ambiente para os lojistas”, concluiu o presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo. Os documentos foram encaminhados aos candidatos ao longo desta semana e juntamente com a solicitação um vídeo dos candidatos com suas propostas para o setor do comércio varejista e setor de serviços da cidade.

 

 

 

Propostas e sugestões da CDL Santa Cruz colhidas junto aos associados

 

             Manter um Diálogo Permanente com o Comércio

Estabelecer um canal de comunicação contínuo e eficiente entre a Prefeitura e os empresários do setor do comércio para entender suas necessidades e desafios.

Priorizar melhorias nas praças do Centro, incluindo atenção aos banheiros públicos.

Reforçar a segurança nas áreas comerciais.

Realizar campanhas de incentivo a compra no comércio local.

Promover a divulgação da Casa do Empreendedor, qual a sua aplicação, os serviços disponibilizados para auxiliar o pequeno empreendedor

Realizar a manutenção do túnel verde da Rua Marechal Floriano, um dos pulmões do Centro de Santa Cruz do Sul e atrativo turístico inigualável

Melhorar a infraestrutura do aeroporto e projetar a construção de um novo aeroporto regional para aumentar a disponibilidade de vôos regionais, para que sirva de facilitador para a chegada de turistas, além de ser uma alternativa ao modal rodoviário atualmente existente

Aumentar a fiscalização visando coibir o comércio ilegal na cidade, especialmente de ambulantes e de vendedores de outros municípios, promovendo uma concorrência desleal

Promover a inclusão de Educação Financeira na rede pública municipal

Agilizar nos processos tributários e aprovação de projetos.

Criar um conselho de trabalho e emprego e estabelecer uma política mais eficiente inclusão pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.

 

             Incentivar a abertura de novas empresas

Reforçar o apoio ao Berçário Industrial, que oferece apoio a empresas emergentes.

Explorar programas como o Banco do Povo, que investe recursos para capital de giro e fixo.

Atrair novos investimentos, a fim de promover a diversificação da economia local.

 

             Desenvolver programas de Desenvolvimento Econômico

Oferecer cursos de qualificação profissional para a população em parceria com Senai e Senac (Programa Cidade Empreendedora)

Ampliar o programa Desenvolve Santa Cruz, que aprovou quase R$ 3 milhões em incentivos, para reter e atrair negócios e estimular expansão de empresas. Essas ações podem contribuir significativamente para fortalecer o comércio local e impulsionar a economia da cidade.

 

             Promover o Turismo local para atrair visitantes fora do período da Oktoberfest

Promover eventos culturais e gastronômicos, organizar festivais e feiras que destaquem a cultura local.

Estimular novos roteiros turísticos: Começar a criar roteiros que explorem os pontos turísticos da cidade, como praças, museus, igrejas e parques e rotas de forma eficiente e organizada, integrando com os roteiros turísticos já existentes.

Propagar cada vez mais a cidade turística que é Santa Cruz do Sul em outros centros, a fim de atrair cada vez mais turistas.

Realizar a capacitação dos comerciantes para o atendimento ao turista: treinar os comerciantes para oferecer um atendimento acolhedor e informativo aos visitantes.

Idiomas: Estimular o aprendizado de idiomas estrangeiros aos lojistas para melhor atender turistas internacionais.

Ter maior atenção com manutenção e limpeza dos pontos turísticos durante o ano todo (Parque da Gruta, Centro, Parque da Cruz, Lago Dourado, Autódromo, entre outros).

Realizar eventos aos sábados estimulando os lojistas para abrirem seus empreendimentos.

Aumentar a ocupação do Parque da Oktoberfest, com menos um evento (atração artística, feira, entre outros) ao mês.

– Fomentar e estruturar o novo Centro de Eventos, atraindo eventos externos para a cidade. Deixar a estrutura do Centro de eventos em condições para receber congressos e palestras de nível nacional e internacional e estimular empresas para fazer seus treinamentos. O local poderia ser administrado por uma entidade para que o valor do aluguel pudesse ser reinvestido na sua manutenção, aquisição de equipamentos e mobília, a fim de que se torne uma referência na região e traga pessoas de outras cidades, estados. Esse movimento proporcionado pelo Centro de Eventos estimula a rede hoteleira, restaurantes, e beneficia o comércio como um todo.

Ter um calendário de eventos com programação voltada para a ocupação das praças do Centro, principalmente aos sábados quando o comércio está aberto, além de ter uma ampla divulgação na região.

Estruturar e melhorar os pontos turísticos, as praças do Centro e as entradas das cidades.  Dar incentivo para pequenos empreendedores e criar rotas de passeios para movimentar os domingos. Incentivar a criação de estacionamentos privados no centro.

Investir na reforma do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, a fim de que as tradicionais provas do circuito brasileiro do automobilismo retornem, fomentando a cadeia hoteleira, turística e o comércio local.

 

             Realizar parcerias com o Setor Público

Realizar campanhas de marketing conjuntas: Trabalhar em conjunto prefeitura e entidades para promover a cidade em mídias sociais, sites e materiais impressos.

Incentivos fiscais: Propor benefícios fiscais para empresas que investirem em ações de turismo e atrair visitantes.

Parcerias com empresas de turismo: a fim de atrair turistas para nosso município, estimulando a cadeia local de hotéis, bares e restaurantes. Desenvolver pacotes turísticos junto às agências envolvendo a Secretaria de Turismo, a fim de atrair o olhar para Santa Cruz do Sul.

Estudar uma parceria com a iniciativa privada para o repasse da administração do autódromo, a fim de fomentar mais atrações ao local, tirando o ônus dos cofres municipais.

 

             Efetuar melhoria da infraestrutura

Sinalização Turística: Investir em placas e sinalização que orientem os turistas sobre os principais pontos da cidade.

Limpeza e manutenção: zelar pela limpeza das ruas, praças e áreas comerciais.

Evitar realizar ações para atrapalhar o trânsito e o comércio em geral, especialmente com manutenções em horários de pico.

Retornar a mão dupla nas ruas para facilitar o trânsito e reduzir engarrafamento.

Uma cidade turística jamais deve ter Brigada Militar e Guarda de Trânsito punitiva. A ação dos mesmos deve ser educativa, devem tratar a população e os visitantes com respeito e carinho.

Melhorar a iluminação das ruas do Centro, porque em dezembro quando o comércio abre à noite, a iluminação é muito precária. O receio de assaltos a pedestres e lojas é constante e desestimula. As ruas fora da principal não se tornam atrativas para a circulação noturna.

Ornamentar todas as ruas onde se concentra o comércio. Buscar sugestões em outras cidades, com baixo custo de investimento, a fim de atrair cada vez mais o olhar para o centro de Santa Cruz.

Ativar totens nas entradas das cidades e centro, para o turista e a população possa consultar pontos turísticos, onde se concentram nas principais ruas, informações sobre restaurantes, hotéis e eventos.

Melhorar a iluminação pública nas ruas centrais, que está insuficiente em todo o centro.

Realizar a reorganização do trânsito, a fim de melhorar a sua fluidez, reduzindo os engarrafamentos e aumentar a segurança.

 

             Inovação e digitalização:

Presença Online: Incentivar os comerciantes a terem presença nas redes sociais e sites para divulgar seus produtos e serviços.

Aplicativos e Plataformas: Desenvolver aplicativos ou usar plataformas existentes para facilitar a comunicação com turistas e oferecer informações relevantes.

 

             Incentivo à Inovação Tecnológica:

Realizar parcerias com universidades e startups para estabelecer colaboração com instituições de ensino e empresas de tecnologia, a fim de promover a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Apoio a incubadoras e aceleradoras: Investir em programas que impulsionem o surgimento de startups e projetos tecnológicos.

 

             Infraestrutura Digital

Rede de Internet de Alta Velocidade: Expandir a cobertura de internet de fibra óptica para toda a cidade.

Cidades Inteligentes: Implementar sensores e sistemas de monitoramento para otimizar o tráfego, a iluminação pública e a gestão de resíduos.

 

             Educação e Capacitação:

Cursos de Tecnologia: Oferecer treinamentos e capacitações em áreas como programação, análise de dados e cibersegurança.

Conscientização sobre Transformação Digital: Promover workshops e palestras para sensibilizar os comerciantes sobre a importância da digitalização.

Estimular a Educação Financeira na rede de educação básica

 

             Facilitação de Processos:

Licenciamento Digital: Simplificar e agilizar processos burocráticos por meio de plataformas online. Pagamentos Eletrônicos: Estimular o uso de cartões, aplicativos de pagamento e criptomoedas para transações comerciais.

 

             Segurança Cibernética:

Proteção de Dados: Orientar os comerciantes sobre a importância da segurança de dados e privacidade.

Prevenção contra-ataques: Investir em sistemas de proteção contra ciberataques e fraudes. Essas ações podem contribuir para uma cidade mais moderna, eficiente e preparada para o futuro.

 

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