Ricardo Gandra: Ter informações do cliente é essencial

Jornalista será um dos palestrantes da 2ª Convenção Regional, promovida pela CDL Santa Cruz no dia 23 de novembro, na Unisc

Santa Cruz do Sul – A CDL Santa Cruz realiza no dia 23 de novembro, a partir das 19h15, a 2ª edição da Convenção Regional. Um evento para integrar os lojistas e empresas do comércio em torno de temas buscando intensificar as vendas na reta final de ano. A temática será “Varejo e os novos desafios” e conta com patrocínio da Afubra e apoio do Sebrae-RS.
Os dois palestrantes são Ricardo Gandra, que vai discorrer sobre o tema “Atender bem gera mais vendas” e Erik Pena, que vai abordar “A arte de encantar clientes”. As inscrições podem ser feitas na CDL Santa Cruz pelo telefone 3713.2333 ou 98061.6332 ou pelo e-mail vendas@cdlsantacruzdosul.com.br. O valor para associados é de R$ 100,00 e para não-associados R$ 150,00. Os 50 primeiros inscritos recebem um e-book de Erik Penna “Motivação Diária”.
Gandra será o primeiro palestrante da noite. Ele ministra essa atividade há 18 anos, é jornalista, pós-graduado em Comunicação e Marketing, pós-graduado em Imagens e Culturas Midiáticas e pós-graduado em Comunicação Empresarial. Também é professor de cursos de gestão de vendas e planejamento estratégico em Belo Horizonte na Câmara do Mercado imobiliário. Suas redes sociais no Linkedin e Instagram atraem muita gente pelas palestras divertidas.
Segundo ele, quanto mais informações o empresário tiver do seu público consumidor, melhor será para ele estabelecer a sua estratégia de vendas. Veja abaixo alguns trechos da conversa com Ricardo Gandra:
– Você vai focar sua palestra em atendimento em vendas. Porque atender bem vende mais?
Sem dúvida nenhuma as pessoas estão buscando uma experiência positiva no momento em que adquirem um produto ou serviço. Elas inclusive topam pagar mais caro se tiver uma experiência positiva, inusitada, surpreendente. Atender com qualidade, expertise no atendimento, continua fazendo a diferença. Principalmente quando você tem uma experiência com produtos e serviços cada vez mais igualitária. E as pessoas, neste sentido, quando são qualificadas, elas são insubstituíveis.
– A pandemia mudou as relações sociais e comerciais. Quais os impactos disso para os lojistas e também para os que atuam no setor de vendas?
A pandemia acelerou o processo digital no mundo. Algo que era para ocorrer em três anos, começou a acontecer em três, quatro meses. As lojas e varejos, até as pequenas lojinhas, precisam se preocupar com esse caminho paralelo, entre o físico e o digital. Porque muitas vezes a experiência do consumidor começa na esfera digital. E ela foi muito acelerada com esta pandemia. É necessário que o lojista tenha essa atenção especial para que seja impactado positivamente na hora que for adquirir o seu produto.
– A comunicação é um dos principais pilares para que a mensagem chegue ao cliente final. Como o varejo deve se adaptar às novas tendências?
A comunicação sempre foi vital. Com esta pandemia, obviamente houve uma aceleração no processo de você compartilhar informações com o seu consumidor. Para você se comunicar bem é fundamental entender as ferramentas mais interessantes para você conversar com seu consumidor. Vamos imaginar aqui o whatsapp que há cinco anos praticamente não era usado como finalidade comercial. E hoje não se vê nenhum tipo de comércio sem a utilização do whatsapp. A comunicação é fundamental para que o consumidor se sinta seguro, tranqüilo, feliz com a aquisição de seus produtos e serviços, principalmente em momentos em que a compra não saiu de acordo com aquilo que foi combinado, a expectativa de quem consome.
– Quais os desafios deste período pós-pandemia?
É justamente ter um caminho paralelo entre o físico e o digital, e através deste, encurtar o caminho para o cliente, e no físico encantar com a sua experiência de compra. Tive a oportunidade de freqüentar ao vivo a NRF 2020 – a maior feira de varejo do mundo em Nova Iorque -, participei dos processos de discussão dessa mesma feira online em 2021, e uma das coisas que mais escutei é que a loja física não vai deixar de existir. Tanto que a Amazon, que é um sucesso em e-commerce, está invertendo o processo e investindo em lojas físicas. Então, sem dúvida nenhuma, é necessário continuar encantando o cliente com experiência física.
– Quais são as suas dicas para o lojista estar bem preparado para acolher o consumidor nesta reta final de 2021 e início do ano?
O lojista precisa estar sintonizado com a demanda do cliente. A jornada do cliente precisa ser acompanhada. Como ele compra, o que ele compra, como é que ele gosta de comprar, quando que ele gosta de comprar, essas perguntas precisam ser respondidas. E quando você acompanha a jornada do cliente, você o coloca como centro das atenções. Aí você consegue propiciar a ele uma experiência mais positiva na hora da compra. Então é fundamental entender quem é o seu cliente, qual a persona do seu cliente, como ele compra, a hora que gosta de comprar. Essas características todas, quanto mais informação você tiver do seu cliente, maior oportunidade de oferecer encantamento.

 

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