Pesquisa mostra baixa procura dos lojistas ao crédito e auxílio do Governo

Santa Cruz do Sul – A CDL Santa Cruz ouviu os lojistas no período de 15 a 17 de junho, com o objetivo de informar a sociedade em relação ao apoio do Governo Federal ao setor e o impacto direto nas finanças durante a pandemia. A pesquisa teve a participação de 15% dos 360 associados.

Dos que responderam a pesquisa 66,1% não aderiu ao sistema de manutenção do emprego, oferecido, sendo que 33,9% fez a adesão.  Já em relação à busca de auxílio financeiro para superar a crise da pandemia, 25% dos lojistas respondeu que aderiu a isso, enquanto que 75% não buscou esta ajuda.

Dos 25% que procuraram auxilio financeiro, apenas 28,6% conseguiu acessar ao crédito com incentivos federais. Dos 71,4% não conseguiram, 80% não buscou outro tipo de empréstimo e 20% optou por financiamento com juros maiores pra sobreviver à crise.

O presidente da CDL Santa Cruz, Marcio Farias Martins destaca que apesar das dificuldades enfrentadas pelos lojistas, o setor ainda conseguiu encarar a crise financeira nesta fase inicial de forma mais tranqüila, sem precisar recorrer ao programa do Governo Federal de manutenção de emprego, bem como a auxílio financeiro.

“Consideramos os índices da pesquisa ainda dentro da normalidade, apesar da grave crise financeira que se instalou, especialmente no período em que os lojistas não puderam abrir seu comércio”, salientou.

Dia dos Namorados

Os participantes da pesquisa também responderam questões relativas às vendas alusivas ao Dia dos Namorados. Para 41,9%, a data impacta nas suas vendas. Entre os segmentos pesquisados, os setores de Agropecuária, Brinquedo, Móveis Planejados e Multiloja não registraram crescimento;  Chocolates e Informática, crescimento entre 0 e 10%; Joalheria e Ótica, registraram retração ente 20 e 30%; setor de Materiais de Construção, 33,3% crescimento entre 0e 10% e 66,7% crescimento maior que 10%; Mercados, crescimento de até 10%; Papelaria, retração entre 10 e 20%; Serviços, 33,3% com retração de mais de 50%, 33,3% de crescimento de até 10% e 33,3% sem crescimento ou retração.

O setor de Vestuário foi um dos que mais apresentou oscilação:  33,3% apresentou retração de até 10%; 33,3% retração entre 30 e 40%; 16,7% não apresentou crescimento ou retração e 16,7% teve retração entre 40 e 50%.

Já nos outros setores, 33,3% teve retração de até 10%; 33,3% não teve crescimento ou retração; 16,7% teve retração entre 30 e 40% e 16,7% dos pesquisados teve retração de mais de 50%.

O presidente da CDL Santa Cruz Márcio Farias Martins, destaca que em números gerais, considerando todos os segmentos, 28,8% dos lojistas não teve crescimento ou retração; 20% crescimento de zero a 10%; 12% dos lojistas apresentou retração entre 20 e 30%; 8% teve retração de até 10%; 8% apresentou retração entre 30 a 40%; 8% crescimento maior que 10% e 8% teve mais de 50% de retração. Já 4% teve retração entre 40 e 50%; e 4% teve retração entre 10 e 20%. Em todos os segmentos, não houve novas contratações no período de Dia dos Namorados.

“Trata-se de um reflexo do momento que o comércio está vivendo em função da pandemia. Ao longo do ano o comércio vai sentir estes reflexos e é preciso de muita criatividade para retomarmos a vida ao normal”, destaca.

Vencedores da promoção do Dia dos Namorados

O apoio desta etapa da promoção CDl Presente Com Você é da Ótica Soller, Cheff Davi e Gasima Materiais Elétricos. O sorteio ocorre no dia 19 de junho, às 17h, na Casa da CDL na Praça Getúlio Vargas.

– um vale compras de R$ 100,00 a ser usado nas empresas participantes da promoção – Juliane Eisermann, comprou na Joalheria e Ótica Kothe

– um vale compras de R$ 150,00 na Ótica Soller – Jorge Ronaldo Tesche dos Santos, comprou na Vencal

– um vale jantar de R$ 150,00 no restaurante Chef Davi – Nestor Morsch, comprou na Afubra.

– um vale jantar de R$ 150,00 no restaurante Chef Davi – Sonia Denise Recker, comprou na Belart.

– um vale compras de R$ 150,00 na Gasima Materiais Elétricos – Ingrid Norma Andraschko, comprou na Cecília Modas.

– um vale compras de R$ 150,00 a ser usado na Afubra – Inocência do Nascimento Velloso, comprou no Supermercado Breunig.

– um vale-jantar de R$ 200,00 no restaurante Chef Davi – Rosilene Beatriz Vogt,  comprou no Supermercado e Açougue Caminho de Casa.

– um vale compras de R$ 500,00 na Ótica Soller – Rita Freitas, comprou na Zirkus.

–  um vale-compras de R$ 500,00 na Gasima – Rogério Luis Eidt, comprou na Afubra.

A campanha CDL Presente com Você é uma realização da CDL Santa Cruz, e teve início no dia 13 de março e encerramento no dia 28 de dezembro, com o sorteio de um veículo zero quilômetro. O patrocínio é da Agro-Comercial Afubra Ltda e da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo e apoio da Associação dos Revendedores de Veículos de Santa Cruz do Sul (Arevesc).

Assessoria de Imprensa da CDL Santa Cruz