WEB 2019
Pandemia influencia nas vendas do comércio no Dia das Mães - CDL

Pandemia influencia nas vendas do comércio no Dia das Mães

Pesquisa realizada pela CDL Santa Cruz junto aos seus associados revelou que mais de 90% teve seus negócios influenciados pela retração da economia pelo Coronavírus

Santa Cruz do Sul – As vendas do Dia das Mães sentiram diretamente o impacto pela pandemia do Coronavírus. Mesmo com o comércio podendo funcionar, as restrições pelo seu funcionamento em função do Covid-19 influenciaram em mais 90% dos lojistas ouvidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul (CDL Santa Cruz) ao longo da última semana (veja tabela abaixo).

O pessimismo dos lojistas não é à toa, segundo o vice-presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz. Isso porque o consumidor só está comprando o estritamente necessário, o que impacta diretamente na boca do caixa das empresas.

“A economia vai demorar muito para voltar a girar. O Dia das Mães, que sempre é uma data forte para o nosso comércio local, é um reflexo do que será o ano para todas as nossas empresas, em especial os lojistas. Será preciso muita paciência e muita criatividade para atrair o cliente”, citou.

Na pesquisa realizada pela CDL Santa Cruz, 50% dos lojistas responderam que o faturamento das suas empresas está mais de 50% inferior em relação a 2019, sendo que 18,8% considera que seu faturamento teve retração entre 40 % e 50%; 15,6%, retração entre 30% e 40% e 15,6% sem crescimento ou retração e retração de até 30%.

Mesmo assim, o vice-presidente da CDL Santa Cruz destaca que a entidade segue buscando alternativas para fomentar o comércio local. “Estamos com a nossa promoção CDL Presente Com Você em andamento, onde já realizamos dois sorteios – Páscoa e Dia das Mães – e teremos mais três sorteios, culminando com o sorteio de um carro zero quilômetro no final do ano”, observa.

Ricardo salienta que a adesão dos lojistas à promoção é uma forma de estimular os clientes a participar dos sorteios com os cupons que pode preencher ao adquirir seus produtos dentro das lojas, a cada R$ 50,00 em compras. O patrocínio é da Agro Comercial Afubra Ltda e da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo e apoio da Associação dos Revendedores de Veículos de Santa Cruz do Sul (Arevesc).

Pesquisa - Dia das Mães 2020

Esta data impacta diretamente na sua empresa?

50% sim

50% não

Qual a influência da pandemia do Covid 19 no desempenho de suas vendas?

50%  muita influência

37,5% toda influência

9,4,% pouca

3,1% nenhuma

Como você considera que está o seu faturamento por consequência da Pandemia do Covid-19?

50% dos lojistas tem retração de mais de 50%; 18,8% considera que seu faturamento teve retração entre 40 % e 50%; 15,6%, retração entre 30% e 40% e 15,6% sem crescimento ou retração e retração de até 30%

Realizou demissões em função da Pandemia do Covid-19?

59,4% não demitiu

15,6% demitiu 1 funcionário

12,5% demitiu 2 funcionários

9,4% demitiu 3 funcionários